Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institucional

Sons do Pantanal

  • Acauã

    O acauã é um falcão especializado em caçar cobras, praticamente o único alimento que apanha. Para isso, fica pousando em galhos altos, expostos, de onde patrulha as imediações. Apanha cobras tanto no solo, como entre a vegetação. Seu formato é único entre os gaviões e falcões. Bastante cabeçudo, possui uma máscara negra estendendo-se dos olhos até a nuca. A cauda, longa e negra, possui cinco listras brancas estreitas. O chamado do acauã tanto é considerado de bom como de mau agouro, dependendo da região do país. Em alguns lugares acredita-se que anuncia a morte de alguém da casa, enquanto em outros, a chegada da boa sorte e fortuna.

  • Anhuma

    A anhuma é uma ave anseriforme da família Anhimidae. Conhecida também como inhuma, inhaúma, unicorne, licorne, anhima, alicorne, cuintáu, ema-preta, cametau, guandu (Mato Grosso), caiuí, itaú. Inhuma deriva da palavra tupi “nhãum”, que significa “ave preta”. É conhecido na Amazônia como alincorne, nicorne ou alencor na Amazônia Central. Mede 80 centímetros de comprimento, 61 centímetros de altura, 170 centímetros de envergadura e pesa 3,2 quilos. É de cor preta, tendo o ventre branco. Alimenta-se de plantas flutuantes ou de gramíneas em alagados .Faz ninhos grandes sobre a vegetação flutuante, ancorada em arbustos ou gramíneas na água rasa. Põe 3 ovos marrom-oliváceos. Habita pantanais e beiras de lagoas e rios com margens florestadas ou vegetação rasteira. Vive aos casais e em grupos familiares, eventualmente em bandos maiores. Migra durante a seca, retornando na estação chuvosa. Voa e plana bem.

  • Anu Branco

    Como o anu, outra espécie que aproveitou as alterações humanas dos ambientes florestais para se expandir. Também é encontrado no interior das cidades, caçando insetos, aranhas e pequenos vertebrados nos gramados e áreas abertas. No pantanal, ocorre em todos os ambientes abertos, embora seja menos encontrado nas margens dos rios e alagados do que o anu. Sociáveis, forma grupos de até 20 aves, as quais afastam os outros anus-brancos de seu território. Possui um chamado territorial longo, melodioso, em que os pios vão sendo dados em intervalos cada vez menores e ficam mais curtos. Esse chamado é tanto dado em voo, como pousado.