Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institucional

Notícias

Intercâmbio Sesc Pantanal e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

09/05/2016
Fonte: Gerência de Estudos e Pesquisas da RPPN
Foto: Cintia Brazão

Como parte das ações de gestão da Reserva Particular do Patrimônio Natural Sesc Pantanal, a cada ano a equipe gestora da unidade promove visitas técnicas da equipe operacional da Reserva, Guarda-parques e Auxiliares de Serviços Gerais, em unidades de conservação ou outros locais que tem como foco principal a proteção do patrimônio natural.

No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, o local escolhido foi um dos Parques Nacionais mais emblemáticos de Mato Grosso: o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. A equipe foi recebida pela Chefe do Parque, Cintia Brazão e Analistas Ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

O ICMBio é uma autarquia ligada ao Ministério do Meio Ambiente responsável pela execução de ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as unidades de conservação instituídas pela União.

Com cerca de 33 mil hectares, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães tem realizado um trabalho de extrema relevância no monitoramento dos incêndios florestais, regularização fundiária, atropelamento da fauna silvestre, dentre outras ações. Também recebe pesquisadores de diversas instituições do Brasil e milhares de visitantes a cada mês, que desfrutam das belezas naturais mais conhecidas de Mato Grosso, como a Cachoeira Véu de Noiva, uma exuberante queda d’água de 86 metros de altura e os paredões inconfundíveis que dão imponência ao belo cenário chapadense.

A programação da visita incluiu a apresentação dos trabalhos empreendidos no Parque Nacional ao longo dos seus 27 anos, marca que será comemorada no próximo mês de abril de 2016. Em seguida a equipe da RPPN foi conduzida ao Circuito das Cachoeiras e Casa de Pedra.

Como resultado, a visita possibilitou a troca de experiências entre as unidades, suas similaridades, diferenças e o desafio comum e árduo de contribuir para a proteção de importantes amostras do cerrado e pantanal mato-grossenses.

Outras Notícias

Mais Notícias