Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institutional

Notícias

Sesc Pantanal expõe riquezas da comunidade e atrativos do turismo sustentável em stand na FIT 2017

20/04/2017
Fonte: Comunicação
Foto: Divulgação

>>> Cultura, biodiversidade e ecoturismo em feira internacional

A exaltação do homem pantaneiro e suas raízes culturais serão apresentadas na Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT), evento que começa nesta quinta-feira (20) e segue até o próximo domingo (23). Peças produzidas por artesãos alunos do Curso de Valorização Social da unidade do Sesc Poconé estarão expostas no espaço Tauá, que compõe a feira, e evidenciam o valor histórico de processos tradicionais do feitio manual, as riquezas artesanais do município de Poconé ( a 100km de Cuiabá), que incentivam o fomento ao turismo sustentável no Pantanal mato-grossense.

Abraçando a cultura ribeirinha, o trabalho desenvolvido pelo Sesc Pantanal – polo de referência socioambiental capitaneado pela Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), com seus 108 mil hectares preservados – conversa a biodiversidade pantaneira, a educação ambiental e o turismo ecológico, contribuição efetiva para a transformação da matriz econômica local.

Todo esse trabalho será apresentado ao público presente na FIT 2017, convite à sustentabilidade. O Sesc Pantanal projetou um espaço único: o stand é todo produzido com material sustentável, enaltecendo o conceito que norteia todas as atividades da instituição, que em 2017 completa 20 anos de atuação.

Dentre os trabalhos que serão apresentados na FIT está o cultivo das preciosas crisálidas (estágio de pupa das lagartas que se transformam posteriormente em borboletas). O borboletário existente no Hotel Sesc Porto Cercado, em Poconé, apontado por turistas de vários pontos do Brasil e do mundo como um “lugar mágico”, é ponto de visita obrigatório para os amantes da natureza. O espaço onde quase 3 mil borboletas de 20 diferentes espécies encantam o ar e decoram o jardim de uma grande redoma é mantido com o auxílio direto de 25 famílias pantaneiras selecionadas, responsáveis por cuidar das crisálidas e entrega-las aos monitores e biólogos do Sesc Pantanal.

Também serão expostas no stand as demais atividades sociais do Sesc e os atrativos turísticos especiais do Sesc Serra Azul, localizado na região de Nobres/Rosário Oeste. Aos participantes, serão distribuídas mudas de espécies nativas da flora do Pantanal.

A FIT 2017 acontece no Centro de Eventos do Pantanal, de 20 a 23 de abril, com visitação aberta das 16h às 22h. A programação completa pode ser conferida no portal www.fitpantanal.com.br.

Sobre o Sesc Pantanal – O Sesc Pantanal celebra no ano de 2017 uma trajetória de 20 anos de trabalho consolidado de conservação da natureza, pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico em Mato Grosso, tendo como principal unidade de atuação a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Sesc Pantanal. Além da RPPN, integram o Sesc Pantanal o Hotel Sesc Porto Cercado; o Parque Sesc Baía das Pedras; o Sesc Poconé; e o Sesc Serra Azul, localizado no município de Rosário Oeste e com acesso pelo polo turístico de Bom Jardim (Distrito de Nobres). Saiba mais no portal www.sescpantanal.com.br.

Outras Notícias

Mais Notícias