Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institutional

Notícias

Sesc Pantanal valorizou riquezas da comunidade e atrativos do turismo sustentável em stand na FIT 2017

04/05/2017
Fonte: Comunicação
Foto: Divulgação

>>> Cultura, biodiversidade e ecoturismo em feira internacional

A exaltação do homem pantaneiro e suas raízes culturais foram apresentadas na Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT) 2017. Peças produzidas por artesãos alunos do Curso de Valorização Social da unidade do Sesc Poconé foram expostas no espaço Tauá e evidenciaram o valor histórico de processos tradicionais do feitio manual, as riquezas artesanais do município de Poconé ( a 100km de Cuiabá), que incentivam o fomento ao turismo sustentável no Pantanal mato-grossense.

Abraçando a cultura ribeirinha, o trabalho desenvolvido pelo Sesc Pantanal – polo de referência socioambiental capitaneado pela Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), com seus 108 mil hectares preservados – conversa a biodiversidade pantaneira, a educação ambiental e o turismo ecológico, contribuição efetiva para a transformação da matriz econômica local.

Todo esse trabalho foi apresentado ao público presente na FIT 2017, convite à sustentabilidade. O Sesc Pantanal projetou um espaço único: o stand foi todo produzido com material sustentável, enaltecendo o conceito que norteia todas as atividades da instituição, que em 2017 completa 20 anos de atuação.

Dentre os trabalhos que foram apresentados na FIT esteve o cultivo das preciosas crisálidas (estágio de pupa das lagartas que se transformam posteriormente em borboletas). O borboletário existente no Hotel Sesc Porto Cercado, em Poconé, apontado por turistas de vários pontos do Brasil e do mundo como um “lugar mágico”, é ponto de visita obrigatório para os amantes da natureza. O espaço onde quase 3 mil borboletas de 20 diferentes espécies encantam o ar e decoram o jardim de uma grande redoma é mantido com o auxílio direto de 25 famílias pantaneiras selecionadas, responsáveis por cuidar das crisálidas e entrega-las aos monitores e biólogos do Sesc Pantanal.

Também foram expostas no stand as demais atividades sociais do Sesc e os atrativos turísticos especiais do Sesc Serra Azul, localizado na região de Nobres/Rosário Oeste. Aos participantes, foram distribuídas mudas de espécies nativas da flora do Pantanal. A FIT 2017 aconteceu no Centro de Eventos do Pantanal, de 20 a 23 de abril.

Sobre o Sesc Pantanal – O Sesc Pantanal celebra no ano de 2017 uma trajetória de 20 anos de trabalho consolidado de conservação da natureza, pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico em Mato Grosso, tendo como principal unidade de atuação a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Sesc Pantanal. Além da RPPN, integram o Sesc Pantanal o Hotel Sesc Porto Cercado; o Parque Sesc Baía das Pedras; o Sesc Poconé; e o Sesc Serra Azul, localizado no município de Rosário Oeste e com acesso pelo polo turístico de Bom Jardim (Distrito de Nobres).

Outras Notícias

Mais Notícias