Segunda-feira, dia 06 de setembro de 2010    Busca:
 


Noticias
Site do Centro de Eventos...
SEMA/MT promove Semana do...
SESC Pantanal promove eve...
Projeto gera benefícios e...
Visitantes ilustres no SE...
02 de fevereiro - Dia mun...
SESC Pantanal inicia Camp...
Gavião-real é encontrado ...
SESC Pantanal e IBAMA-MT ...
Seminário debate a harmon...
O SESC e a Questão Ambiental Sons do Pantanal Fotos Vídeos Contato
Noticias
02 de fevereiro - Dia mundial das áreas úmidas

RPPN SESC PantanalNo dia 02 de fevereiro é comemorado o dia mundial das áreas úmidas. A proteção de tais áreas é importante pois auxiliam no combate às mudanças climáticas e na redução de perda da biodiversidade.

A Convenção de Ramsar surgiu com o conceito de proteção das áreas úmidas de importância internacional. O tratado intergovernamental assinado em 1971 marcou o início de ações de abrangência mundial para a conservação e uso sustentável de áreas úmidas e as suas possibilidades naturais. Atualmente cerca de 150 países participam do tratado, inclusive o Brasil.

O Pantanal é a maior área úmida da Terra. Recebeu reconhecimento maior a partir de 1988, quando foi decretado Patrimônio Nacional pela Constituição brasileira e em 2000, quando recebeu o título de Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) SESC Pantanal é o maior sítio Ramsar em área particular do Brasil, e uma das zonas núcleo da Reserva da Biosfera, com 106.644 hectares de pantanal preservado.

Fonte: Assessoria de Comunicação - SESC Pantanal
Foto: Thiago Bazzi

Publicado em
02/02/2010