Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institucional

Notícias

Sesc Pantanal realiza Enduro a Pé no Parque Sesc Serra Azul

10/08/2018
Fonte: Sesc Pantanal
Foto: Sesc Pantanal

Aproximar as pessoas da natureza, promover a educação ambiental e a conscientização sobre a importância da conservação do bioma cerrado são alguns dos propósitos do 1º Enduro a Pé - Sesc Serra Azul 5K, prova que o Sesc Pantanal vai realizar no dia 16 de setembro. A competição será em um dos mais lindos cartões postais de Mato Grosso, o Parque Sesc Serra Azul, no município de Rosário Oeste, com acesso por Bom Jardim (Nobres-MT).

O enduro faz parte das comemorações do Dia do Cerrado, celebrado em 11 de setembro. O analista de Lazer do Sesc Pantanal, Roney Assis, explica que a prova é uma corrida de regularidade e será composta por diversos desafios e metas. “O enduro não é uma prova de velocidade. A equipe vencedora não é a que chega primeiro e sim a que se sair melhor nos desafios propostos”.

Também conhecido como trekking, o enduro a pé de regularidade é um esporte constituído de provas onde se devem percorrer trilhas preestabelecidas em planilhas que fornecem informações como figuras representativas sobre o caminho, direções para navegação por bússola, velocidade de caminhada e comprimento dos trechos do percurso, sendo a equipe vencedora aquela que obtiver a menor pontuação negativa ou atingir o Score, conforme regulamento disponível no site www.sescpantanal.com.br/enduro/regulamento.pdf

A largada será no receptivo da Cachoeira Serra Azul e o circuito de cinco quilômetros será na mata. Qualquer pessoa a partir de 18 anos pode participar, para isso basta montar uma equipe com cinco competidores. No dia, também haverá oficinas sobre o bioma e plantio de mudas nativas. No ato da inscrição, a equipe receberá um material com informações sobre o cerrado.

“Nosso foco é a educação ambiental, por isso no circuito contará com 10 postos de controle e ao passar por estes postos, os competidores responderão à perguntas sobre o bioma. Respostas corretas contarão para a pontuação final”, conta Anderson Florêncio, chefe de Núcleo de Atividades da Natureza do Sesc Serra Azul.

As vagas são limitadas a 20 equipes. Para incentivar a participação dos moradores da região, haverá uma quantidade de vagas reservadas para quem reside em Rosário Oeste e no distrito de Bom Jardim (Nobres). As três equipes ganhadoras receberão um troféu e todos os participantes ganharão medalhas.

Inscrições – As inscrições para o do 1º Enduro a Pé - Sesc Serra Azul 5K poderão ser realizadas em três locais e datas diferentes. No dia 16/08, das 8h às 18h, os moradores de Bom Jardim poderão fazer a inscrição na Escola Municipal Zeferino Dornelles Costa, localizada na Rodovia MT 241, Km 65, Vila de Bom Jardim - Nobres. Já no dia 17/08, também das 8h às 18h, os moradores de Rosário Oeste podem procurar a Funcultur, na Praça Manoel Loureiro, nº 73 para se inscreverem. No dia 21/08, das 12h às 22h, as inscrições poderão ser feitas no Ponto de Encontro do Sesc pantanal, no Térreo do Várzea Grande Shopping, no Espaço do Turista. Não será necessário a presença de todos os integrantes da equipe no ato da inscrição.

Os participantes receberão um kit com camiseta, bandana, squeeze, protetor solar, número de peito, além de lanche após a prova. A inscrição também dá direito à flutuação na cachoeira Serra Azul e à descida na tirolesa do parque ecológico. O valor da inscrição por pessoa para quem possui o Cartão Sesc (válido na categoria trabalhador do comércio ou dependente) é R$ 90, para os demais competidores o valor é R$ 120.
Serra Azul - O Sesc Serra Azul é uma das unidades que integram o Sesc Pantanal. É um parque ambiental, localizado na região oeste do município de Rosário Oeste (com acesso por Bom Jardim – Nobres – MT) entre a Serra Azul e a margem esquerda do rio Cuiabazinho. A unidade é voltada para os segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Atualmente oferece as atividades de visitação à cachoeira com flutuação, tirolesa e arvorismo.

O diferencial que vem sendo estabelecido para a unidade baseia-se na sustentabilidade, desde diretrizes para os projetos das intervenções, as quais tem previsto materiais e sistemas de mínimo impacto, até a programação das atividades turísticas e educativas e a forma que serão realizadas.

Outras Notícias

Mais Notícias