Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institucional

Notícias

Sesc Pantanal realiza 9 dias de festival multicultural com tributo ao artista mato-grossense Chico Gil

14/09/2018
Fonte: Sesc Pantanal
Foto: Sesc Pantanal

>> Tendo como tema a diversidade, Aldeia Pantanal das Artes promove troca de experiências entre grupos de diversas partes do país

A Aldeia Pantanal das Artes será realizada de 14 a 22 de setembro no Sesc em Poconé e em espaços da cidade, como centros culturais, praças, quintais e residências. Este ano a mostra de arte e cultura tem como tema a diversidade e o mote #sejadiverso - em um convite a experimentação das diversas culturas.

“Queremos promover a diversidade. Teremos atividades e apresentações voltadas para todos os públicos de todas as idades, classes e culturas. Além disso, focamos na troca de conhecimentos e experiências já que vamos promover a integração com grupos de outros estados”, explica a chefe de Núcleo de Programas Sociais do Sesc em Poconé, Carolina Barros.

Na programação: espetáculos, oficinas, workshop e vivências, exibição de filmes, intervenções e performances, bate papos, show musical, concerto e batalhas de poesia. Serão cerca de 30 apresentações e oito oficinas de grupos vindos de vários cantos do estado do Mato Grosso, além de São Paulo, Goiás, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Uma programação intensa em que a pluralidade e a troca de experiências da´ o tom.

O grupo Trápia Cia Teatral, do Rio Grande do Norte, apresentará a peça PS, que coloca em discussão a memória, a psiquiatria, a justiça e o amor desmedido. O grupo Pé de Chinelo, de São Paulo, traz o espetáculo que retrata o universo do palhaço Bisgoio, um ser ingênuo, estúpido e humano a flor da pele. Já o 1COMUM Coletivo, do Rio de Janeiro, irão apresentar o monólogo “Se eu fosse Iracema”, que aponta referências de mitos e rituais de várias etnias originárias do país a aspectos como a demarcação de terras e outros direitos fundamentais. A orquestra Ciranda, de Mato Grosso, também irá se apresentar, bem como outras importantes atrações.

Tributo a Chico Gil

No dia 22 de setembro acontecerá o "Overdoze" que contará com 12 horas ininterruptas de programações culturais incluindo uma homenagem ao artista mato-grossense Chico Gil e Oficina de Siriri, entre outras atrações. O Tributo a Chico Gil terá participação das bandas Nova Geração e Estrela Dalva.

Quem foi Chico Gil? Francisco Guia de Souza nasceu em Poconé, em 1957, porém foi em Cuiabá que ganhou renome e tornou-se um dos músicos mais conhecidos da terrinha. Suas músicas com letras populares e ritmos cheio de ginga conseguiram ganhar o público regional. Seus maiores sucessos foram “Bola Dividida” e “Hei, amigo!”. Compositor de um sem número de músicas, diversas bandas locais gravaram suas composições, entre elas a banda “Os Maninhos”. Considerado um dos introdutores do lambadão cuiabano, Chico Gil, segundo o cantor e produtor musical Edmilson Maciel, já divulgava o ritmo há 20 anos, porém o sucesso chegou com força total nos últimos três anos de vida. Faleceu no dia 10 de setembro de 2.000.

O Sesc Poconé - É uma das unidades que integram o Sesc Pantanal e tem como objetivo a promoção da valorização da cultura, da qualidade de vida e fortalecimento da cidadania junto à comunidade local. A unidade está localizada na Avenida Generoso Ponce, na entrada da Rodovia Transpantaneira, no Centro de Poconé.

Serviço

Aldeia Pantanal das Artes
14 a 22 de setembro
Sesc Poconé (Avenida Generoso Ponce, s/nº, Centro - Poconé)
Gratuita / Confira a classificação de cada uma das programações.
Mais Informações: www.sescpantanal.com.br

Outras Notícias

Mais Notícias