Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institucional

Notícias

Monitores e guarda-parques do Sesc Pantanal recebem treinamento da Marinha para aperfeiçoar técnicas de navegação nos rios

26/09/2018
Fonte: Sesc Pantanal
Foto: Sesc Pantanal

>> Iniciativa do Sesc Pantanal visa reciclar o conhecimento da equipe que atua no Hotel Sesc Porto Cercado durante os passeios fluviais

O treinamento dado pela Marinha à equipe do Sesc Pantanal teve a participação de 22 funcionários, entre monitores ambientais e guardas parque. Com uma atuação voltada à conservação do meio ambiente e à sustentabilidade, a iniciativa partiu do próprio Sesc Pantanal como forma de garantir toda segurança necessária aos hóspedes que aproveitam a estadia para realizar os passeios de barco no Pantanal. "Toda nossa equipe já possui capacitação para navegar em segurança nos rios, no entanto, essa reciclagem técnica é muito importante considerando o fluxo de atendimento com passeios fluviais que realizamos todos os dias", destaca o gerente do Hotel Sesc Porto Cercado, Paulo Paes de Proença.

Entre as instruções recebidas no treinamento de Segurança do Tráfego Aquaviário, estão: segurança individual; segurança coletiva; regras de manobra; uso correto de coletes salva-vidas e segurança da embarcação. Ao final das aulas, os funcionários receberam um certificado da Marinha.

De acordo com o Subcomandante da Delegacia Fluvial de Cuiabá, Hebert Bruno da Cunha França, o curso de reciclagem é fundamental para aperfeiçoar as técnicas de segurança na navegação em rios e é um exemplo a ser seguido por todos que atuam no turismo hídrico.

Passeios Fluviais no Pantanal
Atualmente o Hotel Sesc Porto Cercado oferece aos hóspedes diversos passeios fluviais, entre eles o "Alvorecer", que tem duas horas de duração, iniciando sempre às 5h10, onde cada barco leva até 24 pessoas. Outro passeio, denominado "Casa do Pantaneiro", possui 1h30 de duração é realizado diariamente às 08h30. O passeio leva esse nome porque o trajeto inclui uma parada na casa do Benedito Alves da Silva, o “Seu Dito Verde”. O pantaneiro ribeirinho recebe os visitantes sempre pronto a contar seus "causos" e cantar suas músicas acompanhado da tradicional viola de cocho.

Na época de cheia, o passeio "Corixo do Moquém", com navegação também pelo rio Cuiabá, leva esse nome devido ao termo "Corixo" (conhecido como igarapé na Amazônia e igapó no Nordeste) que refere-se a um canal formado em época de cheia, dando vazão às águas do campo, rios e baías. Além disso, o Hotel Sesc Porto Cercado também realiza passeios noturnos nas águas do pantanal mato-grossense. A "Focagem Fluvial" oferece aos hóspedes a navegação para visualização dos hábitos noturnos da fauna pantaneira.

Hotel Sesc Porto Cercado
O Hotel Sesc Porto Cercado está localizado no Pantanal de Poconé e de Barão de Melgaço, às margens do rio Cuiabá, a 145 km de Cuiabá, capital de Mato Grosso. Compõe o polo socioambiental Sesc Pantanal, com a atuação na área do ecoturismo e educação ambiental. Concebido com criteriosos cuidados ambientais está apto a operar nos períodos de seca e cheia, com o trabalho integrado a maior reserva natural particular do país – com 108 mil hectares – certificada como Reserva Particular do Patrimônio Natural, a RPPN Sesc Pantanal.

Outras Notícias

Mais Notícias