Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institucional

Notícias

Fogo atinge unidade de conservação na região de Nobres

05/09/2019
Fonte: Sesc Pantanal
Foto: Sesc Pantanal

O fogo chegou ao Parque Sesc Serra Azul, unidade do Sesc Pantanal, na madrugada desta quinta-feira (05/09). Localizada na região de Nobres, no Cerrado mato-grossense, a unidade de conservação não registrava incêndios há quatro anos.

Os brigadistas da unidade e da RPPN Sesc Pantanal (Poconé e Barão de Melgaço), o Corpo de Bombeiros Militar, o Exército Brasileiro, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Prefeitura de Nobres estão mobilizados para combater o incêndio florestal que já atingiu toda a parte superior da Cachoeira Serra Azul. Diante disso, o Parque está fechado, provisoriamente, até o domingo (08/09).

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, o incêndio que atinge hoje o Parque teve início no dia 01/09. Já com grandes proporções, destruiu áreas de pasto e de proteção ambiental, com sentido ao Parque Sesc Serra Azul.

A aeronave iniciou o combate direto, porém o vento ganhou força no sentido a favor da progressão do incêndio, fazendo com que a frente de fogo se propagasse em alta velocidade e adentrasse aos limites da área de proteção do Parque. O local é bastante acidentado, o que dificulta o progresso de tropa terrestre. O fogo continua avançando e ainda não se sabe o tamanho exato da área devastada na região.

“Com todo este apoio, que inclui a atuação de mais de 30 homens e equipamentos como aeronave de combate, helicóptero, caminhão pipa, estrutura de piscina com capacidade para 15 mil litros de água, nosso trabalho é para garantir ao máximo a conservação da biodiversidade do bioma. Muito já foi perdido nas áreas vizinhas, mas muito mais ainda pode ser protegido”, diz a superintendente do Sesc Pantanal, Christiane Caetano.


Outras Notícias

Mais Notícias