Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institucional

Notícias

Sesc Pantanal treina empregados com o chef Paulo Machado, estudioso da culinária pantaneira

17/10/2019
Fonte: Sesc Pantanal
Foto: Sesc Pantanal

Empregados do setor de alimentos e bebidas do Hotel Sesc Porto Cercado, Parque Sesc Serra Azul e Sesc Poconé, unidades do Sesc Pantanal, participaram no Hotel Sesc Porto Cercado, em Poconé, de um treinamento com o chef e pesquisador da culinária pantaneira, Paulo Machado, de Campo Grande (MS).

O objetivo do treinamento, realizado na última terça-feira (15.10), é valorizar a culinária pantaneira e resgatar receitas típicas, além de relembrar como surgiram para incorporá-las no cardápio dos restaurantes das unidades do Sesc Pantanal. Aconteceu em dois momentos: primeiro com uma palestra de apresentação dos conceitos dos pratos e depois com a prática, oferecendo um jantar aos hóspedes do hotel.

Paulo Machado é reconhecido internacionalmente pelos estudos que faz em relação à comida pantaneira, levando os sabores típicos da região a outro patamar. Ele dedica-se a atuar na área de pesquisa, sendo que também ministra cursos no Instituto Paulo Machado, além de organizar food safáris, viagens para destinos escolhidos a dedo, com foco na gastronomia local, agregando relevância cultural.

“É uma grande oportunidade estar no Sesc Pantanal descobrindo os sabores locais, realizando a capacitação e mostrando o respeito da valorização da cultura local. Sem dúvida alguma podemos utilizar os alimentos locais e mostrar aos turistas as riquezas que temos aqui”, ressaltou Paulo Machado.

Segundo o chef, levar profissionais da área de gastronomia para ministrar cursos aos empregados do Sesc Pantanal é demonstrar o fortalecimento da cultura regional. “Todos os ingredientes que o Sesc utiliza são do entorno, ou seja, o trabalho com os orgânicos e a maneira do uso integral dos alimentos só valoriza a região na visão dos turistas”.

Durante o treinamento, Paulo Machado explorou ingredientes de várias regiões do Pantanal Mato-grossense e levou técnicas arrojadas na preparação dos pratos, como por exemplo, uma forma sustentável de preparar carne de jacaré, que ele chama de “jacalhau”.

“Venho trabalhando a técnica de salgar o bacalhau de jacaré, que eu chamo de jacalhau, e também trouxe para o conhecimento deles o prato com guariroba, que é da região do Cerrado e outros pratos muito utilizados na cultura do Pantanal Sul, como a sopa paraguaia e o arroz carreteiro”, exemplificou o chef. Esses e outros pratos, além de sobremesas, foram servidos aos hóspedes.

Para a chefe do Núcleo de Alimentos e Bebidas do Sesc Pantanal, Francine Ferrari, o treinamento é uma continuação de outros aperfeiçoamentos que vêm sendo realizados no setor de alimentos e bebidas, desde 2017. “Nesse treinamento tentamos resgatar o sentimento de pertencimento da equipe na cultura local, entendendo que eles são peças fundamentais para a valorização dessa cultura, por meio da gastronomia”, completou.

A cozinheira Wilseia Francisco Paraba comentou que o curso com o profissional auxilia muito na preparação correta dos pratos típicos. “Nós já preparávamos o macarrão de comitiva, mas de outra forma, e ele nos mostrou a maneira correta do preparo. Isso agrega valor e enriquece o nosso conhecimento”, diz, ao lembrar que o treinamento é muito importante para ela colocar em prática no dia a dia.

O copeiro Alessandro Rondon da Silva acrescenta que o treinamento também é uma forma de resgatar os costumes pantaneiros e apresentá-los aos hóspedes. “A atividade é excelente para que nós possamos incentivar os turistas a apreciar nossa cultura local”, conclui.

Outras Notícias

Mais Notícias