Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institucional

Notícias

Boletim Operação Pantanal II 11/08

11/08/2020
Fonte: Sesc Pantanal
Foto: Sesc Pantanal

O Pantanal mato-grossense registrou 185 mil hectares de área queimada, nesta terça-feira (11/08), conforme o Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (CIMAN-MT). Este é o total registrado em Poconé e Barão de Melgaço desde o dia 8 de agosto, data de início da Operação Pantanal II. Neste período, 1.300.060 milhão de litros de água já foram utilizados no combate. A base da operação, que reúne 100 pessoas, está instalada no Parque Sesc Baía das Pedras, unidade do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, em Poconé.

No município, as equipes de trabalho concentram esforços para combater o incêndio que atinge a região sudoeste e sudeste do Hotel Sesc Porto Cercado. Durante a noite (10/08), as equipes realizaram o monitoramento das áreas estratégicas no entorno do Hotel Sesc Pantanal. Houve monitoramento na Trilha do Tatu, atrativo de turistas do Hotel, e combate indireto na região.
 
O incêndio do Pixaim, na região da Transpantaneira, concentra várias frentes de trabalho com focos de incêndios ativos. As equipes foram distribuídas em pontos estratégicos, de acordo com as prioridades estabelecidas, visando um combate mais eficiente na região da Fazenda Comitiva, Fazenda São Bento, Pousada Rio Claro e Fazenda São Francisco do Sararé.

O helicóptero Black Hawk fez o transporte de tropas para a Fazenda São Francisco do Sararé, onde é realizado o combate direto dos focos de incêndios florestais na área de criação e preservação das Araras Azuis.

As equipes realizam o combate indireto na Fazenda Comitiva, combate direto diurno e noturno na Fazenda São Bento, vigilância e monitoramento constantes nas demais áreas.
 
Em Barão de Melgaço as equipes foram distribuídas na região da Fazenda São Francisco do Perigara e região sudeste da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN Sesc Pantanal). Os dados de área queimada na RPPN serão divulgados pelo CIMAN nesta quarta-feira (12/08).

A operação é resultado da ação conjunta entre Governo de Mato Grosso, Forças Armadas, IBAMA, Governo de Mato Grosso do Sul e o polo Socioambiental Sesc Pantanal.

Recursos utilizados nesta terça-feira:

Públicos:
- 02 Aeronaves de Combate a Incêndio do CBMMT
- 01 Helicóptero da FAB
- 02 Camionetes do CBMMT
- 01 Van do CBMMT
- 01 Caminhão ATC do CBMMT
- 01 Ônibus do CBMMT
- 02 quadriciclos
- 38 militares do CBMMT
- 12 militares do CBMMS
- 08 militares da FAB
- 23 militares da Marinha
- Diversos materiais, equipamentos e ferramentas de combate a incêndios florestais
 
Privados:
- 01 aeronave do Sesc Pantanal
- 03 Camionetes do Sesc Pantanal
- 04 Caminhões Pipa
- 03 Tratores Pipas
- 01 Van
- 01 Microonibus
- 02 Quadriciclo
- 02 Pás carregadeiras
- 02 tratores da fazenda São José
- 06 máquinas diversas de proprietários rurais
- 39 funcionários do Sesc Pantanal
- 04 funcionários da UFMT.

Outras Notícias

Mais Notícias