Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institucional

Notícias

Sesc Pantanal capacita 100 brigadistas para atuação na temporada da seca

28/07/2021
Fonte: Sesc Pantanal
Foto: Sesc Pantanal

Com 19 participantes, entre guarda-parques, motoristas e monitores ambientais, o Polo Socioambiental Sesc Pantanal concluiu neste mês a última capacitação de brigadistas para a temporada da seca no bioma. A formação foi realizada pelo Instituto SOS Pantanal, na região do Porto Cercado, em Poconé (MT). No total, através de parcerias, este ano foram capacitados 100 brigadistas.

Os brigadistas receberam formação teórica sobre o comportamento do fogo, métodos de combate, tipos de propagação do fogo, segurança e organização de pessoal para combate. “Essas informações mais importantes e essenciais dão condições de combate na região”, disse o bombeiro militar da Reserva do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel Paulo Barroso, que esteve entre os formadores.

Segundo a superintendente do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Christiane Caetano, a instituição investe todos os anos na formação de brigadistas e, após os incêndios registrados no bioma em 2020, isso foi ampliado por meio da integração com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e o Instituto SOS Pantanal. A parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é histórica.

“Além dos brigadistas, guarda-parques e auxiliares de parque, que já tinham treinamento todos os anos, em 2021 participaram funcionários de outras áreas e a comunidade em geral de Poconé e Barão de Melgaço. Com as parcerias deste ano, totalizamos a capacitação para 100 brigadistas para atuação no Pantanal mato-grossense”, destaca.

Ações preventivas

A brigada do Sesc Pantanal tem mais de 20 anos de experiência no bioma e, logo após o fim dos incêndios em 2020, todas as ações de prevenção foram antecipadas para a temporada 2021 e são conduzidas pelo Comitê Interno de Prevenção e Combate a Incêndios da instituição.

O treinamento anual de brigadistas, realizado sempre em julho, ocorreu em maio deste ano, em parceria com o ICMBio e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, com participação de guarda-parques, funcionários de fazendas e comunidades rurais e pantaneiras.

Guarda-parques e auxiliares de parque da RPPN Sesc Pantanal também integraram a formação da 1ª Brigada Comunitária Voluntária de Mato Grosso, oferecida pelo Instituto SOS Pantanal, no distrito de São Pedro de Joselândia (Barão de Melgaço).

Neste mês, a instituição deu início às atividades da Base Operacional de Prevenção e Combate a Incêndios no aeródromo do Parque Sesc Baía das Pedras. Com o sistema da Nasa e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o polo monitora remotamente os focos de incêndios em tempo real, no Pantanal de Poconé e Barão de Melgaço, e conta com equipes para atuação aérea, terrestre e fluvial.

O Polo Socioambiental faz parte do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, conduzido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) e do Comitê Temporário Integrado Multiagências de Coordenação Operacional de Mato Grosso (Ciman/MT).

Outras Notícias

Mais Notícias