Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institucional

Notícias

Sesc Pantanal realiza ecoblitz com distribuição de árvores nativas nesta quinta, em Poconé

15/06/2022
Fonte: Sesc Pantanal
Foto: Jefferson Prado

Ação visa sensibilizar comunidade e turistas sobre a importância da conservação do Pantanal e a prevenção a incêndios florestais

Nesta quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi, Nesta quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi, o Departamento Nacional do Sesc, por meio do Polo Socioambiental do Sesc Pantanal promoverá a distribuição de 600 árvores nativas do Pantanal mato-grossense, no pórtico de entrada da cidade de Poconé (Castelinho). A ação, realizada em parceria do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Prefeitura de Poconé, visa sensibilizar a comunidade e os turistas sobre a importância da conservação do Pantanal, principalmente neste início da temporada de seca na região.

Paricá, cedro, ipê branco, ipê rosa, ipê amarelo, bacupari, manduvi e paineira estão entre as espécies a serem entregues aos motoristas e motociclistas. Além das orientações sobre as técnicas adequadas de plantio para cada espécie, os voluntários, entre crianças e adultos, também irão alertar sobre ações preventivas aos incêndios.

De acordo com a superintendente do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Christiane Caetano, pequenas ações no dia a dia contribuem para a conservação do Pantanal. “Estamos na pré-temporada das secas no Pantanal e devemos sensibilizar a todos sobre o uso adequado do fogo. A entrega das árvores é um incentivo para que o Pantanal ganhe vida nova e é uma oportunidade de falar sobre prevenção a incêndios. Afinal, todos nós queremos o Pantanal cheio de vida e isso só é possível com união”, disse.

Para a professora da Escola Sesc Pantanal, Pérsia Bastos, a participação das crianças torna a ação mais sensível e efetiva. "As crianças têm o poder de chamar atenção ao transmitir a informação. As pessoas param para ouvir e nosso objetivo é propagar a importância do bioma onde vivemos para o agora e as próximas gerações", comentou.

As árvores para doação são cultivadas pelas comunidades de São Pedro de Joselândia (Barão de Melgaço) e Capão do Angico (Poconé), por meio da iniciativa Aquarela Pantanal, desenvolvida para a restauração ambiental do bioma.

Mês do Meio Ambiente

A ação faz parte da programação do Mês do Meio Ambiente do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, que inclui exposição fotográfica, coleta de resíduos nas ruas e plantio de árvores nos municípios de Poconé e Rosário Oeste.

Entre as ações realizadas neste ano pelo Sesc Pantanal, para a prevenção a incêndios no bioma, está a criação e capacitação da Rede de Agentes Voluntários contra incêndios no Pantanal, que permitirá uma resposta mais rápida aos primeiros focos.

O Aquarela Pantanal é uma parceria do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Mulheres em Ação no Pantanal (Mupan), Wetlands International, Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Áreas Úmidas (INAU), com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) por meio do Projeto Estratégias de Conservação, Recuperação e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com as agências Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como implementador e o Fundo Brasileiro de Biodiversidade (FUNBIO) como executor, além de contemplar o trabalho realizado pelo Programa Corredor Azul da Wetlands International, com o financiamento da DOB Ecology.

Outras Notícias

Mais Notícias