Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institucional

Notícias

Interação com mapa gigante desperta sentimento de pertencimento e valorização do território em comunidades pantaneiras

09/08/2022
Fonte: Sesc Pantanal
Foto: Sesc Pantanal


O projeto Cartografia dos Sentidos Pantanal reuniu mais de 800 pessoas em dois dias de atividades no Sesc Poconé. O destaque dessa primeira etapa do projeto foi a ampla participação das crianças e a interação delas com o mapa gigante da região do Pantanal, com quase 500 metros quadrados, montado na quadra do Sesc Poconé.

“Foi muito lindo e superou as nossas expectativas. Foi especialmente importante para nós vermos o envolvimento das crianças com mapa, o encantamento delas com a imensidão e a beleza do bioma. Elas conseguiram enxergar por meio da arte a riqueza do nosso território, das pessoas, da cultura e da biodiversidade do Pantanal”, avaliou responsável pelo Núcleo de Programas Sociais do Sesc Poconé, Renata Carina Dichoff.

Durante os dois dias do evento, os visitantes também puderam prestigiar apresentações culturais de dança de Siriri, com os alunos do 9º ano da Escola Sesc Pantanal, do grupo Reza Cantada, Mascarados de Poconé, Banda Cidade Rosa e Cavalhada. A ação beneficiou moradores, estudantes e professores de diversas escolas e instituições de Poconé e região.

A exposição itinerante seguiu para a comunidade pantaneira de São Pedro de Joselândia, onde fica até 10 de agosto. E nos dias 12 e 13, a ativação estará aberta para visitação no Parque Sesc Serra Azul, em Rosário Oeste. Em seguida, nos dias 14, 15 e 16 estará no Parque Sesc Baía das Pedras, em Poconé. O encerramento será no dia 17 de agosto, no Hotel Sesc Pantanal Porto Cercado. Todas as atividades são gratuitas.

Cartografia dos Sentidos - O projeto é uma realização do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, com coordenação do artista multimídia e antropólogo Maurício Panella, e conta com o apoio do Mulheres em Ação no Pantanal (Mupan), por meio do projeto Aquarela Pantanal, com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), por meio do Projeto Estratégias de Conservação, Recuperação e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), do Ministério do Meio Ambiente.

Outras Notícias

Mais Notícias