Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institucional

Notícias

Sesc Pantanal celebra Dia Mundial das Áreas Úmidas

25/01/2018
Fonte: Comunicação
Foto: Jeferson Prado

>>> Programação reúne exposição, oficina e debate de políticas públicas no portal do Pantanal

Ecossistemas que unem ambientes terrestres e aquáticos, as áreas úmidas têm uma importância peculiar ao meio ambiente, tendo em Mato Grosso sua expressão maior no Pantanal, patrimônio mundial da humanidade. Celebrado em 2 de fevereiro, o Dia Mundial das Áreas Úmidas é o destaque em variada programação de oficina, exposição e debate de políticas públicas organizada pelo Sesc Pantanal, instituição que atua há mais de 20 anos na conservação de áreas pantaneiras, por meio da Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Sesc Pantanal.

A programação inicia no dia 31 de janeiro e segue até 28 de fevereiro, aberta ao público, com oficinas e exposições que chamam a atenção para o tema “Áreas Úmidas para um futuro urbano sustentável”. As atividades serão realizadas na unidade do Sesc Poconé, na cidade que é considerada o portal do Pantanal mato-grossense (110 km de Cuiabá).

Nos dias 31 de janeiro a 2 de fevereiro, das 14h às 18h, a arquiteta Marcela Tokiwa Obata dos Santos, de São Paulo, ministra a oficina “Miniaturas & Maquetes”. O público-alvo são professores, artesãos, artistas e demais interessados (a partir dos 18 anos) das comunidades de Poconé, São Pedro de Joselândia e região. Ao todo, estão disponíveis 20 vagas. O objetivo da oficina é disseminar a arte, técnica e ciência da produção de maquetes para que ela se torne um instrumento de ensino, aprendizagem e até uma forma de manifestação artística.

Ainda no dia 2 de fevereiro, das 18h às 20h, acontece um debate sobre o tema da campanha deste ano, “Áreas Úmidas para um futuro urbano sustentável”, que será conduzido pela professora Cátia Nunes. Além disso, ocorre o lançamento do livro “Marcos referenciais para a Lei Federal do Pantanal e gestão de outras áreas úmidas”, de Cátia Nunes, Erica Cezarine de Arruda e Wolfigang Junk, reconhecidos especialistas. Diante das ameaças que o Pantanal vem enfrentando com o intenso processo de poluição das águas, urbanização e perda da biodiversidade, a obra vem apresentar a importância da conservação e do desenvolvimento sustentável da planície pantaneira, com estratégias para a gestão e manejo de áreas prioritárias no bioma.

Também será aberta a exposição sobre o do Dia Mundial das Áreas Úmidas. Os painéis e maquete temática seguirão ao acesso dos visitantes até o dia 28 de fevereiro.

Projeto – Com a parceria do Sesc Pantanal, o Ministério Público Estadual promove no dia 2 de fevereiro reunião para lançamento de projeto institucional que busca capacitar promotores de Justiça, juízes e demais operadores do Direito sobre as técnicas de valoração do dano ambiental em áreas úmidas. A proposta é estabelecer aos degradadores valores monetários de compensação condizentes com a importância ecológica e econômica das áreas úmidas no Estado. O evento será realizado no Hotel Sesc Porto Cercado, em Poconé.

Histórico - O Dia das Áreas Úmidas ou Zonas Úmidas foi instituído em 2 de fevereiro de 1997, pelo Comitê Permanente da Convenção de Ramsar. Conforme o Comitê, as áreas úmidas são áreas de pântano, charco, água natural ou artificial, sendo permanentes ou temporárias, com água parada ou corrente, doce, salobra e também salgada.

Ainda de acordo com a Convenção Ramsar, o Dia Mundial das Áreas Úmidas visa estimular ações e atividades que chamem a atenção da sociedade para a importância desses ecossistemas, bem como sua proteção. Essas zonas úmidas são fundamentais para o equilíbrio da fauna, flora e do clima, assim como para o bem-estar humano, como fonte de água e alimento às comunidades rurais e urbanas.

A RPPN Sesc Pantanal, principal Unidade de atuação do polo socioambiental do Serviço Social do Comércio, foi a primeira reserva privada no Brasil a ser designada internacionalmente como Sítio Ramsar pela Convenção de Ramsar, tanto por sua extensão (108 mil hectares – a maior área de conservação particular do país), quanto biodiversidade e modelo de gestão e pesquisas. Hoje a Reserva Sesc Pantanal é a representante dos 22 Sítios Ramsars no Brasil.

Outras Notícias

Mais Notícias