Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institucional

Notícias

BOLETIM Operação Pantanal II 12/08

12/08/2020
Fonte: Sesc Pantanal
Foto: Sesc Pantanal

BOLETIM Operação Pantanal II 12/08

Nesta terça-feira, 11.08, em continuidade à Operação Pantanal II, sob coordenação do Centro Temporário Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (CIMAN-MT), o Batalhão de Emergências Ambientais do CBMMT operacionalizou as atividades desenvolvidas na região. Segundo dados do (CIMAN-MT), até o momento 1.672.060 milhão milhão de litros de água já foram utilizados no combate, sendo 66 mil litros somente neste dia. A base da operação, que reúne 124 pessoas, está instalada no Parque Sesc Baía das Pedras, unidade do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, em Poconé.

Pela manhã, após realizar o briefing operacional, as equipes foram lançadas no terreno, de acordo com os pontos de focos de calor monitorados pelo Posto de Comando.

Na Fazenda São Francisco onde possui duas frentes de fogo em direções opostas foi priorizada a proteção das áreas produtivas, o ninhal das araras e outras aves e as edificações , além do combate direto foi realizado um aceiro negro às margens do aceiro principal. Nas dependências do Hotel SESC Pantanal foi necessária a infiltração emergencial de uma equipe para a proteção do Posto de Combustível e outra para a Usina Fotovoltaica.

Quatro equipes continuam atuando na região do PIXAIM - TRANSPANTANEIRA, sendo duas em combate na região da Fazenda Sararé, uma na confecção de aceiros na região sul da Fazenda São José e também no combate ao fogo na Fazenda Cambarazinho e a outra trabalhando nas proximidades do Pixaim.
Além do lançamento de água, a aeronave ajudou a conter o avanço das frentes nos pontos prioritários, possibilitando que as equipes em terra confeccionassem suas linhas de defesa. Foram alijados cerca de 48 mil litros de água no combate direto nas proximidades do Hotel SESC Pantanal, em 5:22 horas de voo, também foi realizado um sobrevoo de monitoramento na região do posto São Luís e Santo André.

As equipes confirmaram o êxito em uma ação de contenção de um incêndio que avançava sentido Leste dentro da Reserva Particular de Patrimônio natural (RPPN) Sesc Pantanal, no município de Barão de melgaço. Foi construída uma linha de 14km de defesa, poupando 23 mil hectares da reserva e evitando que o fogo chegasse ao Hotel. Os trabalhos de contenção desta frente tiveram início no domingo (09). As equipes seguem atuando nos demais pontos considerados prioritários.

O helicóptero Super Cougar da Marinha fez uma infiltração de tropa na Fazenda Santo André e os Fuzileiros Navais estão em trabalho conjunto com os demais integrantes da operação no combate direto.

Em Barão de Melgaço as equipes foram distribuídas na região da Fazenda São Francisco do Perigara e região sudeste da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN Sesc Pantanal).

A operação é resultado da ação conjunta entre Governo de Mato Grosso, Forças Armadas, IBAMA, Governo de Mato Grosso do Sul e o polo Socioambiental Sesc Pantanal.

A estimativa da área total queimada é de 189 mil hectares.
Recursos utilizados nesta terça-feira:

Públicos:
- 01 Aeronave de Combate a Incêndio do CBMMT
- 01 Helicóptero Super Cougar da Marinha Brasileira
- 01 Helicóptero Black Hawk da FAB
- 02 Camionetes do CBMMT
- 01 Van do CBMMT
- 01 Caminhão ATC do CBMMT
- 01 Ônibus do CBMMT
- 02 quadriciclos
- 03 Pás carregadeiras da SEMA
- 38 militares do CBMMT
- 12 militares do CBMMS
- 08 militares da FAB
- 23 militares da Marinha
- Diversos materiais, equipamentos e ferramentas de combate a incêndios florestais

Privados:
- 01 aeronave do Sesc Pantanal
- 03 Camionetes do Sesc Pantanal
- 04 Caminhões Pipa
- 03 Tratores Pipas
- 01 Van
- 01 Microonibus
- 02 Quadriciclo
- 02 Pás carregadeiras
- 02 tratores da fazenda São José
- 06 máquinas diversas de proprietários rurais
- 39 funcionários do Sesc Pantanal
- 04 funcionários da UFMT.

Outras Notícias

Mais Notícias