Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institucional

Notícias

Com quatro unidades de atendimento em Poconé, Sesc Pantanal gera mais de 250 empregos diretos no município

22/01/2024
Fonte: Sesc Pantanal
Foto: Sesc Pantanal

Neste domingo (21/1), Poconé completa 243 anos de história e tradição pantaneira, em Mato Grosso. O município tem 31 mil habitantes e abriga, há 27 anos, as unidades do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, que empregam diretamente mais de 250 pessoas em quatro unidades de atendimento ao público: Hotel Sesc Porto Cercado, Parque Sesc Baía das Pedras, Sesc Poconé e Complexo Educacional Sesc Pantanal.
A geração de emprego para moradores do município e região beneficia as famílias de profissionais que atuam no turismo, lazer, conservação da natureza, educação, cultura e esporte. Esta escolha, explica a gerente-geral do Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália, é uma forma de valorização do município.
“A gastronomia, a cultura e o linguajar dos poconeanos são um tesouro que precisa ser conservado e apreciado por visitantes do Brasil e do mundo. Essa troca que o turismo proporciona é muito positiva, tanto pela questão cultural como pelo valor econômico para diversos setores. É uma honra para o Sesc Pantanal fazer parte dessa história e é nosso compromisso ajudar a cuidar das pessoas que vivem aqui e da exuberante natureza pantaneira”, destaca Cuiabália.
Para exemplificar esse grande movimento em Poconé, somente em 2023 foram registrados nas unidades do Sesc Pantanal 250 mil atendimentos no turismo e 170 mil em lazer. Somente nos passeios, foram contabilizados 51 mil atendimentos para 24 mil hóspedes, que somam 66 mil diárias.
Na educação, foram 296 mil atendimentos para 18 mil pessoas. No Complexo Educacional Sesc Pantanal, inaugurado em 2023, aproximadamente 600 matrículas, com relevante percentual de gratuidade e valores de mensalidade acessíveis para trabalhadores do comércio e população em geral. No pilar assistência, o Sesc Pantanal distribuiu 17 toneladas de alimento para cerca cinco mil pessoas.
Na área da saúde, foram mais de sete mil atendimentos para quase quatro mil pessoas nas áreas de odontologia, vivência, nutrição, rotinas de cuidado e práticas coletivas. Na cultura, cerca de 70 mil pessoas foram impactadas em 148 apresentações de dança, música e teatro. Na Biblioteca Manoel de Barros, no Sesc Poconé, foram mais de quatro mil empréstimos e sete mil pessoas recebidas.
A coleta de resíduos das unidades para o correto descarte é uma das iniciativas socioambientais do Sesc Pantanal. Somente em 2023, por meio da parceria com a Cooperativa dos Catadores de Materiais Reaproveitáveis (Cooponé), 8,5 toneladas de resíduos foram coletados.
“Os números são expressivos e nosso objetivo é alcançar cada vez mais pessoas, que têm a oportunidade de se desenvolver, divertir e descansar em nossas unidades. O Sesc Pantanal é feito para o bem-estar todos e trabalha continuamente para ser cada vez melhor, para Poconé e para o Brasil”, conclui Cuiabália.
Polo Socioambiental Sesc Pantanal
O Sesc Pantanal, criado há 27 anos, atua na conservação da biodiversidade, pesquisa científica, desenvolvimento comunitário, educação ambiental e turismo de natureza nos biomas Pantanal e Cerrado.
Em Poconé, o principal destino turístico do Pantanal, encontram-se o Hotel Sesc Porto Cercado, o Parque Sesc Baía das Pedras, o Sesc Poconé e o Complexo Escolar Sesc Pantanal. Em Barão de Melgaço, no Pantanal, está a Reserva Particular do patrimônio Natural – RPPN Sesc Pantanal, a maior do país com 108 mil hectares. No Cerrado, encontra-se o Parque Sesc Serra Azul, e em Várzea Grande, o Ponto de Encontro complementa as unidades que atuam de forma integrada.

Outras Notícias

Mais Notícias