Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institucional

Notícias

Encontro de Pesquisas do Sesc Pantanal apresentará descobertas científicas sobre o Cerrado e Pantanal

23/04/2024
Fonte: Sesc Pantanal
Foto: Sesc Pantanal

Pesquisadores de Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro irão apresentar as mais recentes descobertas científicas relacionadas aos biomas Pantanal e Cerrado, durante o Encontro de Pesquisas do Sesc Pantanal “Tecendo Saberes”. O objetivo do evento, que acontece no dia 27 de abril, das 8h às 13h, no Sesc Poconé, é popularizar o conhecimento científico produzido nas áreas naturais do Sesc Pantanal.

A Reserva Particular do Patrimônio Natural, a RPPN Sesc Pantanal (108 mil hectares), o Parque Sesc Baía das Pedras (5 mil hectares), ambos no Pantanal, e o Parque Sesc Serra Azul (5 mil hectares), localizado no Cerrado mato-grossense, somam 118 mil hectares de área conservada, onde já foram realizadas mais de 100 pesquisas.

De acordo com a gerente-geral do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália, o evento incentiva o diálogo entre pesquisadores e comunidades locais, além de fomentar o interesse pela pesquisa científica e conservação da natureza.

“Os saberes gerados a partir das áreas de conservação do Sesc Pantanal são de grande importância para valorização e conexão do conhecimento tradicional e o científico, visando entender mais sobre os ecossistemas do Pantanal e o Cerrado. Por isso, o Encontro busca tornar acessível os resultados relevantes, para a sociedade de hoje projetar o futuro”, destaca Cuiabália.

O evento contará com apresentações orais de pesquisadores convidados, seguidas por sessões de pôsteres e demonstrações de materiais relacionados à pesquisa. Cada pesquisador fará uma apresentação em formato de pitch (apresentações rápidas) e terá o máximo de 8 minutos para abordar o panorama geral da pesquisa, resultados, curiosidades e sua relevância para a comunidade. Haverá também oficinas de argila e uma exposição cultural.

Temas das pesquisas

Ao todo serão 14 apresentações. São elas: “Conservação colaborativa na atualização do Plano de Manejo da RPPN Sesc Pantanal”, com Sueli Ângelo Furlan, da Universidade de São Paulo (USP), “Conservação de onças-pintadas e pardas”, com Luiz Flamarion B. Oliveira, do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e “Plano de manejo das cavernas do Parque Sesc Serra Azul”, com Júlio Linhares da Geo & Bio.

Entre os estudos realizados por meio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estão: “Macrohabitats da RPPN Sesc Pantanal”, ministrado por Cátia Nunes da Cunha, “Restauração florestal pós incêndios”, apresentado por Jaçanan Eloisa de Freitas Milani, “Efeitos dos incêndios no Pantanal”, com Marinês Isaac Marques, “Estado do conhecimento sobre as águas na planície pantaneira”, apresentado por Ibraim Fantin da Cruz, “Herpetologia e ecologia de anfíbios e répteis do Parque Sesc Serra Azul”, com Christine Strüssmann, “Peixes do Ribeirão Serra Azul”, com Alexandre Cunha Ribeiro, “Processos abióticos e bióticos em riachos cársticos tropicais”, ministrado por Kauan Nunes Fonseca e “Geomorfologia e Análise Ambiental do Parque Sesc Serra Azul”, com Dener Toledo Mathias.

Como representantes do Sesc Pantanal, o evento receberá o professor do Complexo Educacional Sesc Pantanal, Flávio Aparecido da Costa Assumpção, para falar sobre Física Ambiental, a educadora ambiental do Sesc Pantanal, Carla Moreira para falar sobre Educação Ambiental e o monitor ambiental do Parque Sesc Baía das Pedras, João Marcos Teixeira para abordar a presença da Arara-azul-grande no Parque.

Inscrições

Estudantes e professores do ensino fundamental e médio, pesquisadores, representantes das comunidades locais, profissionais ligados ao turismo, gestão ambiental, ONGs e associações são convidados a participar.

A entrada é gratuita e a inscrição pode ser feita até o dia 26 de abril pelo link https://bit.ly/3TR1Mog. As vagas são limitadas.

Outras Notícias

Mais Notícias