Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institutional

Notícias

Água: precisamos falar sobre isso!

20/03/2017
Fonte: Comunicação
Foto: Divulgação

Em 1992, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, decretou dia 22 de março como o Dia Mundial da Água. Com objetivo de promover conscientização e despertar curiosidade sobre o tema, a data carrega consigo um enorme valor, relembra da importância do uso consciente da água, além da conservação dos ambientes aquáticos, evitando contaminações e poluição.

Com 70% do planeta coberto por água (que constituem mares e oceanos, portanto imprópria para o consumo), apenas 3% da água é potável, - segundo documento conhecido como “Declaração Universal dos Direitos da Água” -, tornando as reservas limitadas, se transformando em um recurso finito, distribuído de forma desigual por todo o mundo. A quantidade de água no mundo é praticamente a mesma desde os primórdios, porém a quantia de pessoas aumentou gradativamente. E, infelizmente, com o uso irracional da água por diversos indivíduos, é cada dia mais preocupante a situação desse recurso. No Brasil, quase 40% da água destinada à população é desperdiçada. Em casa, mudanças de hábito podem reduzir o gasto, ajudando não apenas no valor da conta, mas também o meio ambiente.

Confira dicas de economia, para assim colaborar utilizando o recurso de maneira consciente:

. Só deixe a água aberta quando for realmente utilizar durante os banhos, escovação dos dentes e até ao lavar a louça;
. Não jogue água para lavar quintais e calçadas, prefira varrer. Caso seja muito necessário, reaproveite a água da máquina de lavar ou da chuva;
. Antes de lavar a louça limpe bem tirando o resto de comidas e deixe de molho;
. Vazamentos são um grande problema para o desperdício. Verifique sempre o hidrômetro para detectá-lo;
. Feche bem a torneira e o chuveiro;
. Não demore muito no banho.

O Sesc cuida há 20 anos da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Brasil – a RPPN Sesc Pantanal, situada no pantanal mato-grossense, com aproximadamente 108 mil hectares de extensão. Ela promove a conservação da água, elemento vital limitado e indispensável que regula o pulso da vida neste bioma único.

Não há vida sem água, então devemos proteger e nos atentar a utilização desse bem escasso. Faça uso consciente da água sempre!

Outras Notícias

Mais Notícias